TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Filme de Karim Aïnouz será exibido na Galeria 33 nesta quarta-feira
-
Foto: Divulgação -
Ovacionado na edição de 2021 do Festival de Cannes, o projeto mergulha nas raízes argelinas do cineasta
O longa-metragem “Marinheiro das Montanhas”, do cineasta Karim Aïnouz, será exibido nesta quarta-feira (6), na sala de cinema da Galeria 33, com entrada gratuita. A produção integrou a programação de importantes festivais ao redor do mundo, incluindo uma aclamada passagem por Cannes, em 2021. O documentário narra a jornada do cineasta pela Argélia, onde investiga a história do pai, um homem que só conheceu por fotografias, para compreender as suas próprias origens.
“É um filme íntimo, delicado e quase experimental, espero que o público embarque nele de corpo e alma”, afirma Aïnouz.
Sobre Marinheiro das Montanhas
“Marinheiro das Montanhas” é um diário de bordo realizado na primeira viagem do cineasta ao país de origem de seu pai, a Argélia. O processo de conclusão do projeto se deu durante a pandemia, quando o diretor se debruçou sobre o material filmado em janeiro de 2019, data da sua travessia de barco pelo Mar Mediterrâneo até o país, antes de seguir até Cordilheira do Atlas, no norte da nação africana.
“Com ‘Marinheiro das Montanhas’, eu quis correr o risco que a maturidade e a experiência me permitem. Antes de tudo, um risco artístico ao me distanciar do que sei, abrindo o projeto ao inesperado. O risco também de me ver enfrentando minhas origens”, reflete Karim.
O documentário é todo narrado por Karim, em forma de uma carta para a já falecida mãe, Iracema, que ocupa o lugar de uma companheira imaginária de viagem. Enquanto relata e comenta episódios da jornada, reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso.
Do susto no desembarque – quando, pela primeira vez na vida, não precisou soletrar o nome – até a chegada na aldeia onde seu pai nasceu e foi criado, o diretor expressa com honestidade as suas impressões e descobertas na viagem ao país africano.
O longa é uma produção da VideoFilmes, com coprodução da Globo Filmes, Globo News, em associação com MPM Film, Big Sister, Watchmen e Cinema Inflamável, e distribuição da Gullane. ‘Marinheiro das Montanhas’ conta ainda com a colaboração do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica que, através do programa Brasil no Mundo, apoiou a participação do filme na 74ª edição do Festival de Cannes.
Esta ação faz parte do Projeto Joinville+Cult, incentivado pela FCC/SC através do Mecenato Estadual PIC/SC. Saiba mais no site da Galeria 33.
O que: Longa “Marinheiro das Montanhas”
Quando: Quarta-feira (6), às 20h
Onde: Sala de Cinema, Galeria 33, Joinville - Rua Bento Gonçalves, 33 Glória, Joinville
Quanto: Gratuito, inscrições através do link
Deixe seu comentário